sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Breve história do Antigo testamento

Do princípio à conquista de Canaã



De acordo com as teorias científicas geralmente aceitas, a Terra teria sido formada há aproximadamente 4600 milhões de anos. (Fonte Wikipédia)
A Bíblia diz “no princípio” criou Deus os céus e a terra. Isto não significa que Ele teria criado todo o Universo ao mesmo tempo, hoje sabemos cientificamente que não foi, porém Deus também não revela a data de formação da terra nem a da criação de Adão que foi muito depois, Adão data de aproximadamente 4000 anos a.C.
O que houve entre a criação da terra e a criação de Adão, Deus não revela, tenho minha teoria, mas não isto é assunto para outra matéria.
A Bíblia não fornece dados suficientes para um estabelecimento exato das datas, mas os estudiosos datam para cerca de 2500 anos depois da criação de Adão, nos tempos de Noé, o evento do dilúvio, segundo a Bíblia foi enviado por Deus devido a humanidade ter se corrompido de tal modo que precisava ser destruída, preservando, Deus, apenas a família de Noé.
Após o dilúvio Noé e sua família desembarcam no Monte Ararate, mas se deslocam para o para sudeste, cerca de 804 km até a Babilônia onde habitavam antes do dilúvio.
Cerca de cem anos depois surgiu Ninrode, que quis fazer uma torre para alcançar o céu, conhecida como torre de Babel, então Deus, como castigo, para dispersá-los confundiu as suas línguas e um não entendia mais o que o outro falava, com isso o povo foi disperso.
Os três filhos de Noé, Cão, Sem e Jafé povoam lugares diferentes da terra. Jafé foi para o norte e se fixaram perto dos mares Negro e Cáspio e formando a Europa e a Ásia. Cão foi para o sul formando a Arábia meridional e Central, o Egito e também se fixam na costa oriental do Mediterrâneo e da África. Sem por sua vez, incluíram judeus, assírios, sírios, elamitas, na parte norte do Vale do Eufrates e suas orlas.
Em aproximadamente 1500 a.C. surge Jacó descendente de Abraão e herdeiro da promessa da aliança feita entre Deus e Abraão. Sendo Jacó já idoso, houve uma grande seca o que levou a Jacó e todo seu povo para o Egito, onde havia fartura, pois Deus havia levantado José, o filho mais novo de Jacó, para ser governador do Egito e armazenar alimentos.




 Com a morte de José e com a mudança de dinastia os hebreus foram feitos escravos e seu trabalho foi de muito proveito para os Faraós.
Estima-se que foram 430 anos desde a migração de Jacó para o Egito até ao Êxodo, neste período os israelitas se multiplicaram grandemente. De cerca de 600.000 para 3.000.000 de pessoas.




Moisés surge aproximadamente 300 anos após a morte de José, Moisés é criado como filho adotivo de uma rainha, filha de um Faraó cujos nomes são controversos pois não se sabe ao certo.
Moisés viveu 40 anos no palácio, outros 40 anos no deserto, onde se casou e teve dois filhos, foi um tempo em que Deus o lapidou e preparou-o para sua missão de libertador do povo de Deus.
Como o Faraó não permite a saída do povo do Egito, Deus envia dez pragas cuja soma durou aproximadamente um ano. Cada praga tinha relação com um dos deuses dos egípcios e tinham como objetivo mostrar que seus deuses não tinham poder algum, mas sim o Senhor, Deus dos hebreus é que tinha todo o poder, mas o Faraó não cedeu endurecendo seu coração. Somente após a décima praga que foi a morte de todos os primogênitos, até dos animais é que o Faraó os deixou ir, mesmo assim voltou atrás, e mandou seu exército fazer com que retornassem mas somente os encontraram no momento em que atravessavam o mar, que Deus havia aberto para que eles passassem, os soldados tentaram segui-los e foram tragados pelo mar que fechou sobre eles.
Durante a travessia do deserto que durou 40 anos, Deus providenciou tudo o que eles precisavam, comida, água, suas roupas e calçados não envelheciam nem os pés inchavam. Havia uma nuvem sobre eles de dia, para os proteger do sol e uma coluna de fogo a noite para aquecer do frio.





No deserto Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos e outras instruções de como fazer a Arca da Aliança e os detalhes da construção do Tabernáculo, onde seria colocada a Arca e Deus cultuado.
Moisés morre aos 120 anos e deixa Josué como seu sucessor, o qual foi seu aprendiz durante todos esses 40 anos no deserto. Josué tornou-se um grande guerreiro e lidera o povo na conquista de Canaã, a terra prometida.

Fonte de pesquisa: Manual Bíblico por Henry H. Halley - Editora Vida Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário