terça-feira, 26 de maio de 2009

Criação



1. CRIAÇAO


No princípio criou Deus os céus e a Terra.
Gênesis 1:1 .

1:1 No princípio Criou Deus os Céus e a Terra.


Depois de haver criado todas as coisas criou, Deus, o homem.
Gênesis 1:26 .


1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.


Note bem,a palavra façamos, concluimos aqui que Jesus participou da criação, combatendo assim algumas afirmações de que Ele não é Deus.
Colossenses 1:13-17 ; João 1:10-14.


1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,
14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.
17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste.

1:10 O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;
13 os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.



Colocou o homem sobre a terra para que a dominasse e também aos animais que Ele havia criado e também para que se multiplicasse e povoasse a terra. Providenciou-lhe o sustento e certificou-Se de que tudo que havia criado era bom.
Gênesis 1:26-31; 2:9.


1:26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
29 E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.
31 Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.

2: 9 Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.



Disse Deus ao homem: de toda árvore do jardim comerás, mas somente uma, delas não comerás. Gênesis 2:16-17 .


2:16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


Porque Deus colocou este limite para o homem?
Ele poderia não ter colocado restrição nenhuma, o homem assim não haveria pecado.
Sendo Ele onisciente, sabia que o homem iria desobedecer, pois conhece o presente o passado e o futuro.
Ele fez isso para dar ao homem o livre arbítrio, ou seja o direito de escolha. Deus não queria impor coisa alguma, queria sim que o homem confiasse Nele. Assim como hoje também podemos fazer esta escolha de seguir ou não os ensinamentos de Jesus, Ele não nos obriga a nada.Podemos escolher aceitá-Lo e ser salvo, ou não.
Zacarias 4:6; Mateus 16:24; Marcos 8:34 .


Zc 4:6 Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.

Mt 16:24 Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Mc 8:34 Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.



2. A QUEDA DO HOMEM - SEPARAÇÃO DE DEUS


Por Adão entrou o pecado no mundo, e este pecado passou para todos, assim todos temos este pecado, o da desobediência.
Se não fosse feito alguma coisa para reparar isso, o homem estaria condenado, por isso Deus, por Sua infinita misericórdia e amor incomparável, providenciou uma saída.
Romanos 3:23; Romanos 5:12 .


3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus...;

5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.



3. A NECESSIDADE DA SALVAÇÃO


Para restabelecer a ligação com Deus, era necessário comprovar a perfeição. Para isso era preciso cumprir todas as ordenanças descritas nas leis inspiradas aos profetas.
O homem revelou-se incapaz de cumprí-las, portanto incapaz de alcançar a Salvação.
Atos 4:12; Romanos 3:23.


4: 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Romanos 3:23 pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,



4. O HOMEM INCAPAZ DE SALVAR-SE


Por si mesmo o homem estaria perdido, então Deus enviou a Jesus Seu filho para cumprir a lei, porque estava escrito que nada poderia ser mudado ou tirado da lei até que tudo fosse cumprido. Mateus 5:18.


Mt 5:18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.



5. O QUE CRISTO FEZ


Jesus, por amor a nós, aceitou vir em carne, despojado de seus poderes de Deus, para cumprir a lei, e para isso era necessário que Seu sangue fosse derramado para que fosse selada a nova aliança.
Hebreus 9:12-26.


Hb 9: 12 não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.
13 Portanto, se o sangue de bodes e de touros e a cinza de uma novilha, aspergidos sobre os contaminados, os santificam, quanto à purificação da carne,
14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
16 Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador;
17 pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.
18 Pelo que nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue;
19 porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo,
20 dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros.
21 Igualmente também aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado.
22 Com efeito, quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão.
23 Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que se acham nos céus se purificassem com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios a eles superiores.
24 Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus;
25 nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio.
26 Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.




As últimas palavras de Jesus foram: - Tudo está consumado..., ou seja tudo está cumprido. Agora Ele já podia modificar ou fazer outro mandamento da forma que quisesse.
Colossenses 2:14 .


2:14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando -o na cruz;




6. A ABOLIÇÃO DA LEI E A INSTITUIÇÃO DA GRAÇA


Após Jesus ter vindo, cumprido a lei sem cometer nenhum pecado, ter morrido em nosso lugar, pois o peso da desobediência que estava sobre nós foi lançado sobre Ele,(1) e nós fomos comprados a preço de sangue(2). Tendo Ele adquirido este direito, aboliu a lei, pela qual éramos incapazes de chegar até Deus, e nos deu gratuítamente a Salvação.
(1) Isaías 53:3-10 (2) 1° Pedro 1:18,19 e Outros.


Isaías inspirado por Deus descreve, aproximadamente 700 anos antes, como seria a redenção:
( 1 ) Isaías 53:3 Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso.
4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca.
8 Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido.
9 Designaram-lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na sua morte, posto que nunca fez injustiça, nem dolo algum se achou em sua boca.
10 Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo -o enfermar; quando der ele a sua alma como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade e prolongará os seus dias; e a vontade do SENHOR prosperará nas suas mãos.

( 2 ) 1a. Pedro 1: 18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram,
19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,

1a. Coríntios 15:56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Lucas 16:16 A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.

Efésios 2:8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
9 não de obras, para que ninguém se glorie.

João 1:17 Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo.

Romanos 3:24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

Efésios 2:5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -pela graça sois salvos,





Então porque quando um homem perguntou a Jesus o que devia fazer para alcançar o reino dos céus, Ele respondeu: - Segue os mandamentos.
Porque um testamento somente tem validade após a morte do testador, como Jesus ainda não havia morrido vigorava a Lei dada através de Moises. A nova aliança somente entrou em vigor após a Sua morte.
Hebreus 9:15 - 21 .



9: 15 Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados.
16 Porque, onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador; 17 pois um testamento só é confirmado no caso de mortos; visto que de maneira nenhuma tem força de lei enquanto vive o testador.
18 Pelo que nem a primeira aliança foi sancionada sem sangue;
19 porque, havendo Moisés proclamado todos os mandamentos segundo a lei a todo o povo, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, e lã tinta de escarlate, e hissopo e aspergiu não só o próprio livro, como também sobre todo o povo,
20 dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros.
21 Igualmente também aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado. tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando -o na cruz;




Relação de Versículos a respeito da Lei.


Mateus 5:17-19 / 7:12 / 15:3,9
João 13:34 / 14:15,22 / 15:10 / 14
Atos 10:42 / 13:39 / 15:11
Romanos 2:15 / 3:9,10,19,20,28 / 4:15 / 5:15 - 20 / 6:14 / 7:4,5,7,22 / 8:3 / 11:6
1a. Corintios 10:23
Gálatas 2:16-19 / 3:3,11,13,19,24 / 4:10 / 5:2
Efésios 2:15
Colossenses 2:14,20-23
1a. Timóteo 1:7 - 11
Hebreus 7:18,19 / 8:10 Comparar com Jeremias 31:33 / 8:13 / 10:1 / 12:27



7. O QUE É PRECISO PARA SER SALVO!


O carcereiro perguntou a Paulo: - "O que é preciso para ser salvo?"
Paulo respondeu: - "Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa. ( 1 )
A salvação vem pelo propósito de Deus.( 2 )
Ele não nos fez para perecermos, mas para que possamos adquirir a salvação por meio de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ( 3 )
A salvação vem a nós por meio de Jesus e Ele está sempre pronto a da-la ( 4 )
É exclusivamente por meio Dele ( 5 )
E ela nos foi dada por causa da RECUSA dos Judeus ( 6 ).
A parábola das bodas fala a esse respeito ( 7 )
Nossa reconciliação com Deus nos é garantida através da morte de Cristo ( 8 ).
Para termos direito a esta salvação é preciso crer em Jesus e aceitá-Lo como nosso único e suficiente Salvador e Senhor de nossa vida.Este "crer" não é mero conhecimento intelectual, pois até o diabo acredita que Deus existe, e até estremece ( 9 ).
( 1 ) Atos 16:31 João 8:24 ( 2 ) 2a. Timóteo 1:9 ( 3 ) 1a. Tessalonissenses 5:9 ( 4 ) João 3:16-17 ( 5 )Atos 4:10-12 ( 6 ) João 1:11-12 ( 7 ) Efésios 2:12-16 ( 8 )Romanos 5:10,11 ( 9 ) Tiago 2:19.


( 1 ) Atos 16: 31 Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

João 8: 24 Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados.

( 2 ) 2a. Timóteo 1: 9 que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
10 e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,

( 3 ) 1a. Tessalonissenses 5: 9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,

( 4 ) João 3: 16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

( 5 ) Atos 4:10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.
11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular.
12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

( 6 ) João 1: 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;

( 7 ) Efésios 2:12 naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.
14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,
15 aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
16 e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.

( 8 ) Romanos 5:10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida;
11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

( 9 ) Tiago 2: 19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem.






Aceitá-Lo como salvador significa transferir nossa confiança para Ele, reconhecendo que somos pecadores e incapazes de salvar a nós mesmos.
Aceitá-Lo como Senhor de nossa vida significa entregar em Suas mãos a direção de nossa vida, e Ele, através do Espírito Santo, poderá dirigi-la muito melhor que nós e poderá assim, nos regenerar através do novo nascimento que não é apenas força de expresão, mas significa um crescimento diário e contínuo de uma nova vida dirigida por Deus.
João 3:3-6 .


3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?
5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.



7.1 O NOVO NASCIMENTO ACONTECE QUANDO:

Nós reconhecemos que somos pecadores responsáveis por todos os pecados cometidos, quer sejam por pensamentos, palavras, ou ações.
Nós confessamos todos nossos pecados a Deus, pois é contra a santidade de Deus que temos pecado, logo, somente Ele poderá nos perdoar.
Nós pedimos a Ele que perdoe nossos pecados em nome de Jesus; e não poque tomamos a decisão de não voltar a cometer pecados.
Nós O aceitamos com Salvador pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário